De uma forma geral, a investigação do mundo físico e social está relacionada ao desejo que toda criança tem de se descobrir enquanto sujeito. Quer compreender o meio para compreender a si própria. No fundo, está interessada em compreender o funcionamento do grupo no qual está inserida.
GOULART, Maria Inês Mafra. Psicologia da Educação I, Unidade 3: A criança e a construção do conhecimento. IN: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa; MIRANDA, Glaura Vasques de. Belo Horizonte: SEE-MG, 2004. p. 132.
A partir dos primeiros questionamentos das crianças, feitos em sala de aula, e acompanhando agora o Projeto Identidade, pude perceber melhor como estes processos estão interligados.
No Projeto Identidade, no dia 06 de outubro, foram solicitadas as seguintes fotos:
- 1 foto 3 x 4 da criança
- 1 foto 3 x 4 de cada membro da família
- 1 foto tamanho comum da criança sozinha
- 1 foto tamanho comum da criança com a família
Foi enviada também, no mesmo dia, uma atividade com o objetivo de recolher informações sobre a criança: nome completo, nome dos parentes, o que gosta, o que não gosta, como ela é, um pouco de sua história.
Em sala, as crianças tiveram a oportunidade de se olhar no espelho e de falar sobre si mesmas: como se vêem e de mandar uma mensagem para si próprias. Algumas frases: "sou linda, maravilhosa", "tenho olhos castanhos, cabelo castanho, tenho as costas peludas", "sou engraçado".