quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Lugar de Lixo é na Lixeira!

A partir de uma notícia no jornal da Escola, as crianças decidiram lutar por uma escola mais limpa e por uma comunidade escolar mais comprometida com o meio ambiente.

A notícia que desencadeou o Projeto foi sobre a sujeira da Escola depois da Festa Junina. Mesmo contando com oito lixeiras grandes no pátio escolar, pais, alunos, professores, funcionários e demais convidados ainda não aprenderam a jogar o lixo na lixeira.

Durante o mês de agosto, as crianças começaram a desenvolver o Projeto, levantando o problema, as soluções e o planejamento para executar as medidas necessárias.









A primeira coisa a fazer foi começar a  coletar o lixo no pátio da escola diariamente, na hora do recreio, e colocar em uma caixa branca. Tiramos fotos diárias da caixa para mostrar quanto lixo vem sendo jogado no pátio escolar diariamente.



Uma segunda estratégia foi organizar uma manifestação. Nesta manifestação, as crianças fizeram cartazes com frases de impacto como "LUGAR DE LIXO É NA LIXEIRA!", "SE VOCÊ JOGAR LIXO NO CHÃO, ONDE VOCÊ VAI VIVER?", "LIXO NO CHÃO, PLANETA TRISTE", "VOCÊ AMA A NATUREZA? LIXO NA LIXEIRA!", "VOCÊ AMA A SUA ESCOLA? LIXO NA LIXEIRA!", "JOGAR LIXO NO CHÃOI! QUE MICO!", "SE VOCÊ JOGAR LIXO NO CHÃO, O AR DA ESCOLA PODERÁ FICAR POLUÍDO", "É FEIO JOGAR PAPEL NO CHÃO".

Elas mesmas escreveram as frases, desenharam e enfeitaram os cartazes.

Juntamente com a professora regente, a supervisora pedagógica se reuniu com a turma e conversou sobre o que é uma manifestação: é pacífica ou violenta?; vale xingar?; vale bater?; manifestar significa brigar?

Muitas crianças tinham em mente que manifestação significa brigar com os outros. Talvez devido aos desdobramentos das manifestações que tem ocorrido no Brasil desde junho de 2013... Mas na Escola a manifestação será pacífica, com respeito por toda a comunidade escolar. O objetivo ficou claro: estamos ajudando todas as pessoas que entram na escola a cuidar do ambiente, a ser educado.