Quinta-feira - 31 de julho de 2014
1. Correção do Para Casa2. Atividades de Língua Portuguesa: Crianças silábicas: "Fácil, Fácil"; "De Olho nas Palavras"; "Jogando Dado"; "Ditado Colorido". Crianças alfabéticas: "Desafio" (não grampear); "Troque o Desenho pela Palavra"3. Recreio4. Narração de História5. Desenho livre6. Ed. Física
O Para Casa perguntava os deveres das crianças contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Durante a correção, à medida que as crianças falavam os deveres, foi solicitado a elas que os relacionassem com os direitos vistos no dia anterior. Então, o direito à educação
implica no dever de estudar; o direito à família implica no dever de
respeitar os pais; o direito à saúde significa cuidar bem de si mesmo,
etc. Quando apareceu o dever de brincar, as crianças foram incentivadas a pensar na brincadeira como algo que faz parte do direito ao lazer, cujo dever está em cuidar dos espaços de lazer e dos brinquedos. Como no mesmo dia as crianças foram assistir a um espetáculo de dança, para explicar as atividades de lazer, este foi o exemplo. A partir daí, as crianças compartilharam o que gostaram, todas relataram as partes engraçadas, riram bastante disso e depois relataram que tinham gostado.
A história narrada foi o livro sobre cachorrinhos, trazido por uma aluna. O livro tem fotos de várias raças e quando a foto era "fofinha" as crianças faziam "ohhhhhh".
Durante o desenho livre, as crianças desenharam e receberam um plástico com retalhos de papel para recortar e colar.
Todas foram para a Ed. Física. Quem estava usando o modelo para excursão fez a aula.
Sexta-feira- 01 de Agosto de 2014
1. Atividades de Língua Portuguesa (mesmo esquema de quinta-feira) até 14:00h.2. 14:00 às 15:15h - Tanque de AreiaSe a areia estiver molhada deve-se dar desenho livre e pode deixar brincar dentro da sala com os brinquedos (Dia do Brinquedo).3. Recreio 4. Narração de História 5. Registro da História com desenho e com palavras no caderno de desenho. 6. Entrega do Para Casa.
Não deu tempo de fazer a atividade de Língua Portuguesa porque várias crianças chegaram muito atrasadas.
Às 14:00 as crianças foram brincar no pátio de areia até às 15:15h. Uma delas jogou um brinquedo na rua e perdeu a vez de brincar. Um bilhete foi enviado aos pais relatando o ocorrido, a fim de que a família intervenha junto à escola para reforçar o cuidado com o material coletivo.
A história narrada foi Elefante, de Bartolomeu Campos de Queiroz. É uma história linda, que fala sobre o amor e suas contradições: a vontade de ter o amor só para quem ama e o desejo de deixá-lo livre. Ao final, as crianças registraram a história como acharam melhor. Quem terminou fez desenhos livres.
FIGURA 1- Registro da história "Elefante" de Bartolomeu Campos de Queiróz.
O Para Casa entregue foi sobre o desenho dos números de 1 a 9. Continha
os números impressos em uma linha e pontilhados na linha de baixo, para
passar o lápis por cima. No quadro, a auxiliar desenhou os números um
por um, mostrando o movimento. Além disso, algumas crianças ainda
confundiam os números ou não sabiam o nome do "sete" e do "oito". Isso
também foi trabalhado, destacando os números, perguntando o nome de cada
um e desenhando mais de uma vez.
Depois da entrega do Para Casa, as crianças brincaram livremente em sala de aula. Foi possível observar o Jogo Simbólico descrito por Piaget e Vygotsky. As crianças pegaram os objetos pintados na sala de aula e brincaram de atendimento (atender telefone, anotar dados em uma agenda, digitar no computador).
Uma criança levou algumas contas de resina para a escola no formato de pedras preciosas. A partir destes objetos, as crianças brincaram de polícia e ladrão: uma era assaltada e entrava em contato com a polícia; outra atendia o telefone e registrava a ocorrência; outra olhava no computador e acionava outros policiais e uma terceira, que era policial, prendia o ladrão e o levava para a delegacia.