quinta-feira, 31 de julho de 2014

Projetos a partir de narração de história


Em 23 de julho as crianças do Fundamental 1 ouviram uma história chamada "A Invenção da Pipoca" de Cláudia Câmara e Gustavo Piqueira.

A partir da história, as crianças começaram a pensar nas plantações, na produção de milho, na parte da história que conta quando o milho, esquecido sobre a pedra e sob o Sol, virou pipoca e, daí, partiram para várias conversas até que chegaram às seguintes perguntas:

1. A Terra existiu antes do Sol?
2. Um pedaço de Júpiter extinguiu os dinossauros?
3. Quem criou o mar foi o ser humano?
4. A chuva criou os rios?
5. De onde veio o ser humano: do macaco, de Deus, do homem das cavernas?
6. Como foram extintos os dinossauros?
7. Os lagartos vieram antes dos dinossauros?
8. Os dinossauros são lagartos grandes?
9. Foi um meteoro gigante que dividiu a Terra em países?

Depois disso, tive a oportunidade de participar de uma reunião com a Professora Regente e com a Supervisora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Durante a conversa, percebi que esta é a forma como os projetos começam. Então, logo pensei "agora é hora de ler Fernando Hernandèz". O autor é a referência citada no Projeto Pedagógico da escola sobre o trabalho com projetos.

Além disso, ficou a sugestão de que as crianças poderiam trabalhar em grupos, reunindo questões semelhantes como ponto de partida para a pesquisa.

Atualmente, outro projeto está em andamento na mesma turma: o Estatuto da Criança e do Adolescente, suas interfaces com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e com a Constituição Federal e o papel dos órgãos públicos representativos no Brasil como a Câmara Municipal, a Assembléia Legislativa e a Prefeitura.

Em 29 e 30 de julho os alunos conversaram sobre os direitos das crianças e dos  adolescentes. Em 31 de julho conversaram sobre os deveres. A partir destas conversas e da exposição dos direitos e deveres, as crianças puderam perceber que a todo direito corresponde também um dever. Então, o direito à educação implica no dever de estudar; o direito à família implica no dever de respeitar os pais; o direito à saúde significa cuidar bem de si mesmo, etc.

As crianças são muito espertas e dedicadas. São crianças boas, que aprendem com facilidade e que estão sempre dispostas a melhorar cada vez mais. Se bem conduzidas em seu processo de desenvolvimento, acompanhadas por suas famílias e por uma educação formal de qualidade, serão pessoas dignas, de bem, com certeza.

Até o momento, a proposta inicial é que o projeto culmine com uma exposição para a comunidade escolar e que sejam feitas parcerias com escritores e outros profissionais no decorrer da construção deste conhecimento.