No exemplo A a professora do 1º Ano do Ensino Fundamental solicita que as crianças levem vários objetos para a sala de aula. As crianças guardam estes objetos dentro de uma "caixa de quinquilharias", que é individual para cada criança. Nestas caixas há todo tipo de objetos que se pode imaginar: clips, bonecos, carrinhos, caixinhas, corrente, borracha, bonecas, lápis, barbante, etc. Então, as crianças são convidadas a classificar estes objetos de diferentes maneiras: cor, forma, utilidade, tamanho, peso, etc. Há também o cruzamento de diferentes características: por exemplo, objetos de plástico e pequenos; objetos amarelos que não são de metal; objetos que não são grandes nem vermelhos, etc. E as crianças vão aprendendo a classificar objetos e a criar as relações de equivalência e de diferença entre os objetos, percebendo que há várias formas de organizá-los.
De acordo com Dienes (1986, p. 2-3), essas possibilidades de classificação, artificialmente criadas, propiciam para as crianças o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
REFERÊNCIAS
DIENES, Zoltan Paul. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU, 1986. 72 p