LOVISOLO, Hugo Rodolfo; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; MUNIZ, Igor Barbarioli. Competição e cooperação: na procura do equilíbrio. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2013, vol.35, n.1, pp. 129-143. ISSN 2179-3255. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbce/v35n1/a11v35n1.pdf>. Acesso em 04 Mai. 2014.
__________________________________________________________________________
RESUMO: o artigo
pretende analisar os discursos que legitimam os jogos cooperativos em
detrimento dos jogos competitivos para a disseminação de valores educativos,
considerando-se aqui a educação transformadora.
No campo da Ed.
Física se multiplica a ideia de transformação da sociedade a partir da
transformação dos indivíduos, na escola ou em projetos alternativos, atacando o
sistema capitalista e a educação tradicional. Diante disso, os autores apontam
a importância tanto da competição quanto da cooperação na Ed. Física. Neste sentido, analisam críticas aos jogos
competitivos e a aposta na transformação da sociedade a partir da ênfase nos
jogos cooperativos. Problematizam resultados de pesquisas que levantam os
benefícios dos jogos cooperativos e a simbologia da competição. E destacam: a
preocupação na relação entre jogos competitivos e a violência, os atos
desumanos, em especial na educação, problematizando a visão de alguns autores
de que os jogos cooperativos poderiam mudar esta realidade; a relação feita
entre os jogos competitivos e a manutenção do sistema de organização
capitalista, apontando que a cooperação pode ser também fator de aumento na
competição. Questionam a cooperação e a solidariedade como valores relacionados
sempre a atos positivos, ilustrando a cooperação e solidariedade também entre
pessoas que cometem atos ilícitos. Desta forma, é preciso avaliar a cooperação
como apenas mais um fator, mas não um fator absoluto. A partir destas
considerações, os autores defendem a recuperação da dialética, que apresenta
pontos de vista contrários como forma de recuperar o trabalho formativo na
Educação, tanto com jogos cooperativos quanto competitivos.