domingo, 5 de janeiro de 2014

RESUMO INFORMATIVO E MAPA CONCEITUAL — Competição e cooperação: na procura do equilíbrio - Lovisolo et al




LOVISOLO, Hugo Rodolfo; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira;  MUNIZ, Igor Barbarioli. Competição e cooperação: na procura do equilíbrio. Rev. Bras. Ciênc. Esporte [online]. 2013, vol.35, n.1, pp. 129-143. ISSN 2179-3255. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbce/v35n1/a11v35n1.pdf>. Acesso em 04 Mai. 2014. 
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RESUMO: o artigo pretende analisar os discursos que legitimam os jogos cooperativos em detrimento dos jogos competitivos para a disseminação de valores educativos, considerando-se aqui a educação transformadora.

No campo da Ed. Física se multiplica a ideia de transformação da sociedade a partir da transformação dos indivíduos, na escola ou em projetos alternativos, atacando o sistema capitalista e a educação tradicional. Diante disso, os autores apontam a importância tanto da competição quanto da cooperação na Ed. Física. Neste sentido, analisam críticas aos jogos competitivos e a aposta na transformação da sociedade a partir da ênfase nos jogos cooperativos. Problematizam resultados de pesquisas que levantam os benefícios dos jogos cooperativos e a simbologia da competição. E destacam: a preocupação na relação entre jogos competitivos e a violência, os atos desumanos, em especial na educação, problematizando a visão de alguns autores de que os jogos cooperativos poderiam mudar esta realidade; a relação feita entre os jogos competitivos e a manutenção do sistema de organização capitalista, apontando que a cooperação pode ser também fator de aumento na competição. Questionam a cooperação e a solidariedade como valores relacionados sempre a atos positivos, ilustrando a cooperação e solidariedade também entre pessoas que cometem atos ilícitos. Desta forma, é preciso avaliar a cooperação como apenas mais um fator, mas não um fator absoluto. A partir destas considerações, os autores defendem a recuperação da dialética, que apresenta pontos de vista contrários como forma de recuperar o trabalho formativo na Educação, tanto com jogos cooperativos quanto competitivos.