A sala de aula deve ser o lugar com o qual os alunos se identificam,
têm afinidade exatamente porque devem circular por
ela livremente, ter acesso a materiais e informações, aprender
regras de convivência, construir conhecimento. Nessa perspectiva,
o espaço, além de limpo, deve ser agradável, iluminado
e bonito; características que lhe conferem um caráter
essencialmente educativo.
Olga Freitas, apostila "Equipamentos e materiais didáticos" do Projeto Profuncionários/MEC.
1 INTRODUÇÃO
Durante o recesso escolar, é hora de aproveitar para cuidar das pendências da parte administrativa, fazendo checagens e organizando os espaços (ABREU, 2014).
Este período é propício para organizar os materiais que ficam disponíveis para as crianças e para os professores na sala de aula. Com a utilização diária, é normal que objetos se misturem, que coisas inúteis sejam guardadas para posterior verificação, que materiais que devem ir para casa fiquem esquecidos na escola e vice-versa.
Por isso, na ausência das crianças, pode-se priorizar o espaço físico e organizá-lo para recebê-las, dando continuidade ao ano letivo.
As informações abaixo referem-se à arrumação da sala de aula da turma do 1º Ano do Ensino Fundamental (APÊNDICE 1). As crianças tem entre 6 e 7 anos de idade, estão sendo alfabetizadas e letradas em Matemática e Língua Portuguesa e são, ao todo, 26.
Esta sala de aula, particularmente, sofreu duas mudanças recentes que tornaram sua arrumação uma necessidade importante durante o recesso escolar: em 2013 havia duas salas de aula do primeiro ano do Ensino Fundamental e, em 2014, as duas turmas foram reunidas em uma só, com as duas professoras atuando juntas como regentes; em fevereiro chegaram os armários novos na escola e todo o material foi transferido para eles durante o período letivo. Devido a isso, a sala conta com o material de duas professoras organizado de acordo com a necessidade imediata de guardar o material escolar no armário novo, liberando os armários antigos para outra sala.
Segue, abaixo, a
análise de algumas medidas de organização do espaço escolar com uma
breve discussão sobre a relação entre a organização da sala de aula e o
processo de aprendizagem. É importante destacar que apenas alguns aspectos são contemplados, uma vez que o ambiente da sala de aula por si só, quando organizado de acordo com o Projeto Pedagógico, possibilita infinitas oportunidades de aprendizagem.
A organização foi feita pela auxiliar pedagógica, no período da tarde (13:30 às 18:00h) e durante três dias também pela manhã (chegando às 12:00, às 10:30 e às 08:30 h) conforme autorizado pela Supervisão Pedagógica da escola.
A organização foi feita pela auxiliar pedagógica, no período da tarde (13:30 às 18:00h) e durante três dias também pela manhã (chegando às 12:00, às 10:30 e às 08:30 h) conforme autorizado pela Supervisão Pedagógica da escola.
2 LETRAMENTO
SOARES (2003) define letramento como a inserção da criança no mundo da leitura e da escrita. Isso vai além do simples aprendizado do desenho das letras, das palavras e das frases. Letrar significa também colocar estas letras, palavras e frases em contexto.
Por isso, nomear objetos como caixas, potes, armários, etc. auxilia no letramento das crianças. Além de ler as etiquetas, as crianças aprendem mais uma função da escrita e da leitura, que é ajudar na localização espacial de objetos ou, ainda, contribuir para a organização do espaço físico.
Neste sentido, vários objetos foram etiquetados com letras em caixa alta, que é o tipo de letra que as crianças aprendem primeiro.
O material do cantinho da leitura também foi organizado e disponibilizado em prateleiras ao alcance das crianças.
(d)
(e)
FIGURA 1: (a) (b) (c) materiais nomeados com letra em caixa alta; (d) material de leitura diária organizado (revistinhas em quadrinhos e Recreio); (e) Biblioteca da sala (Cantinho de Leitura) com livros para empréstimo na escola ou para levar para casa e revistas Ciência Hoje para pesquisa em sala.
3 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Organizar, categorizar, separar em conjuntos, tudo isso insere a matemática no cotidiano escolar. O dia a dia na escola pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático (KAMII, 1985).
Por exemplo, todo o material utilizado para escrita e desenho foi organizado em porta-lápis de forma que cada tipo de material ficasse em um mesmo conjunto: lápis para escrever; lápis de cor; caneta de ponta porosa; borrachas e apontadores. A utilização e arrumação deste material permite que as crianças aprendam propriedades dos conjuntos descritas por Dienes (1986) tais como conjunção, negação, disjunção e implicação, conforme figura abaixo:
(a)
(b)
FIGURA 2: (a) Somente canetinhas hidrocor; (b) porta-lápis com divisões.
4 VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS
Enfeitar a sala de aula com desenhos e textos dos alunos é uma forma de valorizar o que eles produzem (FREITAS, 2007, p. 38). Por isso, tudo o que foi feito pelas crianças e colado nas paredes foi organizado e os que estavam se soltando foram pregados novamente. Além disso, algumas ilustrações feitas pelos alunos foram aproveitadas para decorar uma caixa e os armários.
(a)
(b)
(d)
FIGURA 3: (a) Girafa desenhada e colorida pelas crianças para medir a altura dos membros da turma; (b) Lista feita pelas crianças com os jogos com baralho que elas conhecem; (c) e (d) Armários enfeitados com desenhos das crianças. (e) e (f) Caixa enfeitada com os desenhos das crianças.
5 BRINQUEDOS
Atualmente, as crianças tem explorado pouco os brinquedos de encaixe e de empilhar, assim como os animais de plástico. Para tanto, o canto dos brinquedos foi limpo e reorganizado. Os animais de plástico estavam em uma caixa sem nenhum atrativo: pelo contrário, a caixa estava enfeitada com recortes de revistinha em quadrinhos que já estavam velhos e descolados. Enfeitar a caixa com tiras de papel colorido e colar imagens de revistas tornou-a mais atrativa, possibilitando assim que a atenção dos alunos se volte novamente para este espaço.
Geralmente, os meninos brincam com os Beyblades e, por causa da Copa, quase todos estão fazendo álbum de figurinhas. As meninas brincam de faz-de-conta mas, mesmo assim, utilizam pouco estes brinquedos e este espaço. A exceção é o "Dia do Brinquedo", às sextas-feiras, quando as crianças podem brincar no tanque de areia. Nestes dias é possível observar o jogo simbólico descrito por Vygotsky (1998) e Piaget (1990).
(b)
(c)
(d)
FIGURA 4: (a) e (b) Caixa colorida para guardar os bichinhos de plástico; (c) Suporte com brinquedos de encaixe e de empilhar; (d) Objetos pintados usados nas brincadeiras de Jogo Simbólico.
6 MATERIAL PARA RECORTAR E COLAR
Desde o final do semestre, as crianças tem misturado o desenho livre com recorte e colagem. Todos os dias em que há desenho livre, as crianças retiravam uma gaveta repleta de pedaços de papel e tecido, colocavam-na em cima de uma mesa e iam retirando os pedaços, recortando e colando no caderno.
Entretanto, como são seis mesas e seis grupos, as crianças tinham que se movimentar muito para pegar os pedaços de papel que ficavam em uma mesa só.
Para resolver este problema, a gaveta foi limpa e os pedaços organizados em seis sacos plásticos contendo restos de papel colorido, papel branco, fita, tecido, páginas que se soltaram de revistas, etc.
A intenção é que cada mesa tenha seu saco de retalhos para que as crianças possam aproveitar melhor seu tempo criando muitas coisas bem bacanas.
FIGURA 5: (a) Sacos com retalhos de tecido e papel para recorte e colagem; (b) Etiqueta em caixa alta.
7 CADERNOS E PASTAS
Todas as crianças tem um escaninho onde deixam cadernos e pastas que podem ser levados para casa durante o semestre. Algumas crianças esquecem o material em casa. Neste período foi feito o levantamento do material de cada criança e as informações foram passadas para a professora regente.
(a)
(b)
FIGURA 6: (a) e (b) Fotos dos escaninhos onde ficam guardados o material dos alunos (Pasta de Leitura, Pasta de Projetos, Caderno de Língua Portuguesa, Caderno Quadriculado para Matemática, Caderno de Ciências, Caderno de Desenho).
Separar peças, arrumar nas caixas, retirar a poeira, tudo isso é necessário quando se trata de jogos usados por crianças. Mantê-los arrumados garante que não estão faltando peças e que o jogo não vai precisar ser interrompido por isso.
Para o Projeto de Matemática, a sala conta com uma caixa onde são guardados os materiais escolares necessários, uma caixa com baralhos, uma caixa com fitas métricas e uma caixa com calculadoras. Este material foi todo conferido e arrumado nas caixas para ficar disponível para os grupos do Projeto de Matemática, que ocorre às segundas-feiras das 14:00 às 15:30h.
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
FIGURA 7: (a) Armário onde ficam guardados os jogos e o material utilizado no Projeto de Matemática (terceira prateleira); (b) Caixa de madeira onde é guardado o material utilizado no Projeto de Matemática; (c) Foto de dentro da caixa de madeira; (d) Caixa com baralhos; (e) Caixa com fitas métricas, calculadoras e dados (potes de tampa branca).
9 CONCLUSÃO
O espaço escolar é parte fundamental no processo educativo. Por isso, mantê-lo limpo e organizado facilita o trabalho docente e pode contribuir para a aprendizagem de conteúdos.
Para cuidar da sala de aula, pode-se utilizar o período do recesso escolar. Trata-se de um bom momento para voltar a atenção para detalhes que não são prioridade quando os alunos estão na escola. Por isso, assim como outros espaços dentro da escola, a sala de aula precisa ser organizada para o retorno das crianças e dos professores.
Para cuidar da sala de aula, pode-se utilizar o período do recesso escolar. Trata-se de um bom momento para voltar a atenção para detalhes que não são prioridade quando os alunos estão na escola. Por isso, assim como outros espaços dentro da escola, a sala de aula precisa ser organizada para o retorno das crianças e dos professores.
Interessante também é observar a apropriação feita pelas crianças deste espaço e como elas podem modificá-lo a partir de sua interação com livros, brinquedos, material escolar, etc.
10 REFERÊNCIAS
ABREU, Sônia. Recesso escolar: o que fazemos nesse período. Disponível em: <http://gestaoescolar.abril.com.br/blogs/na-direcao-certa/2014/06/18/recesso-escolar-o-que-fazemos-nesse-periodo/>. Acesso em 02 jul 2014.
DIENES, Zoltan Paul. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU, 1986. 72 p.
FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília : Universidade de Brasília, 2007. 132 p.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1985. 124 p.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC — Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 1990. 370 p.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC — Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 1990. 370 p.
SOARES, Magda Becker. O que é letramento. Disponível em: <http://www.verzeri.org.br/artigos/003.pdf>. Acesso em 02 jul 2014.
VIGOTSKY,
Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna
Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191 p.
APÊNDICE 1
TABELA 1
CRONOGRAMA DA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA DA
TURMA F1A DURANTE O RECESSO DE JUNHO/JULHO 2014
DATA
|
ATIVIDADES
REALIZADAS
|
26/06
|
Limpeza das prateleiras da parede do fundo da
sala, organização de todo o material (folhas coloridas, papel contact,
revistinhas em quadrinhos, revistas Recreio, caixa da Vivi, etc.);
organização do conteúdo pregado nas paredes da sala de aula e de parte do
armário (livros, revistas Ciência Hoje, prateleiras com dicionários, livros
do professor, etc.) e início da limpeza dos escaninhos dos alunos.
|
27/06
|
Finalização da limpeza dos escaninhos dos alunos;
organização das caixas que ficam em cima dos escaninhos (atividades
realizadas, atividades a serem feitas, bilhetes, atividades que sobraram,
etc.); início da organização do armário (portas 5).
|
30/06
|
Colônia de
Férias: acompanhamento das crianças maiores no Pátio Grande no futebol e no pula pula.
|
01/07
|
Finalização da organização do armário (porta 5);
início da organização do armário (porta 6);
|
02/07
|
Finalização da organização do armário (porta 6); Organização
do material escolar das crianças e dos brinquedos que ficam guardados de frente
para a porta amarela (apontar todos os lápis de cor e lápis pretos usados em
sala, verificar apontadores, borracha, canetas de ponta porosa, limpar os
brinquedos de encaixe e os bichinhos de plástico, organizar as gavetas do
armarinho azul de madeira com papéis para desenho livre);
|
03/07
|
Arquivamento das atividades realizadas pelos
alunos nas pastas de Leitura e de Projeto; organização dos jogos utilizados
no Projeto de Matemática e em sala.
|