sábado, 21 de junho de 2014

Jogos de Trilha - Projeto de Educação Matemática



Durante o estágio tenho a oportunidade de participar do Projeto de Educação Matemática, realizado na escola sob a supervisão de uma profissional que coordena o projeto dentro da perspectiva construtivista do conhecimento e com a participação de toda a equipe do 1º Ciclo. As atividades do Projeto acontecem toda segunda-feira, das 14:00 às 15:30 h.

A organização dos grupos matemáticos ocorreu em fevereiro. As turmas todas do 1º Ciclo: 6, 7 e 8 anos foram reunidas e reorganizadas em quatro novos grupos com todas as faixas etárias misturadas. Como a escola funciona por ciclos, o critério para a organização dos grupos é uma avaliação diagnóstica. Esta avaliação não é uma prova mas uma coletânea de atividades apresentadas durante um período e que esclarecem para os educadores quais conhecimentos os alunos já tem e quais precisam ser aprendidos. Por exemplo, propriedades como conservação, reversibilidade, inclusão hierárquica, ordem, etc. 


As atividades realizadas são jogos matemáticos, que exploram o lúdico como recurso para a alfabetização matemática.

O referencial teórico adotado é o construtivismo, tendo como principal referência a pesquisadora Constance Kamii.

Venho acompanhando sempre o mesmo grupo durante o semestre e desde março foram várias as atividades desenvolvidas: aprendizagem do desenho dos números; medição da altura de cada aluno e comparação (tamanho e registro numérico); contagem de números de dois e três dígitos a partir da altura dos alunos em caderno quadriculado com cada quadrado representando uma unidade.

No dia 14 de abril teve início a criação dos jogos de trilha. Para tanto, as crianças jogaram diversos jogos de trilha a fim de se familiarizarem com a dinâmica do jogo.

No dia 28 de abril, os alunos começaram a construir seu próprio jogo de trilha. Neste dia os alunos se subdividiram em quatro grupos para escolher o tema do jogo e formular cinco regras cada grupo. Os temas escolhidos foram os seguintes: Doces, Mar, Animais e Horas.

Quando as crianças definem um tema, elas criam uma possibilidade de agrupamento. Neste sentido, o tema "Doces" não teria nenhuma informação relacionada a qualquer outro assunto que não doces. Ou seja, as crianças negam tudo o que não pertence ao conjunto "Doces".  Esta ideia de negação é representada nos conjuntos formados (doces, mar, animais e horas) o que, segundo Dienes (1986), é uma das etapas da abstração.


Cada grupo formulou as regras dentro de um tema escolhido. Por exemplo:

a. Doces: a gelatina está derretendo, corra para comê-la e avance quatro casas.
b. Mar: você vê um tubarão. Perigo! Volte cinco casas.
c. Animais: você afofou a terra das minhocas, avance quatro casas.
d. Horas: são duas horas e você chegou atrasado na aula, volte três casas.



           



FIGURA 1- Regras criadas pelas crianças



No dia 05 de maio as crianças montaram o tabuleiro. Para tanto, fizeram cinco desenhos, cada um correspondente a uma regra. Kamii (1985) chama a atenção para esta correlação entre números de dois conjuntos diferentes, no caso, conjunto de regras e conjunto de desenhos. Como eram cinco crianças em cada grupo, foi combinado que cada criança elaboraria uma regra. Então, quantas regras cada grupo faria? As próprias crianças chegaram à conclusão de que eram 5. Bem, se cada regra deveria ser ilustrada, quantas ilustrações deveriam ser feitas? Novamente, as crianças chegaram à conclusão de que seriam cinco. Para organizar regras e desenhos, as crianças assumiram a responsabilidade de, cada uma, criar uma regra e ilustrá-la. Neste sentido, as próprias crianças criaram os conjuntos de regras e de desenhos e fizeram a correspondência entre eles.

No mesmo dia, os alunos confeccionaram os números das trilhas e colaram os pedaços de papel (cortados em quadrados ou círculos) formando a trilha. Foram coladas também as palavras "SAÍDA" e "CHEGADA".


         






                 
FIGURA 2 - Desenhos que ilustram as regras do jogo.














FIGURA 3 - Montagem dos tabuleiros


No dia 12 de maio as crianças preencheram a trilha com os números e colocaram as palavras "SAÍDA" E "CHEGADA". Escreveram, primeiro, com lápis e, depois, passaram uma caneta preta de ponta porosa por cima.







  FIGURA 4 - Crianças numerando as casas e escrevendo "SAÍDA" e "CHEGADA" 



No dia 26 de maio, os alunos colaram as regras, os desenhos e o título.

As crianças também levam o jogo para casa e jogam com suas famílias. São colocados em caixas de papelão, apropriadas para carregar os tabuleiros e confeccionadas também pelas crianças. No verso de cada tabuleiro são colocadas as regras dos jogos para que a família aprenda a jogar.







 FIGURA 5 - Jogos Prontos
















FIGURA 6 - Destaque para as regras




REFERÊNCIAS


DIENES, Zoltan Paul. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU, 1986. 72 p. 

Kamii, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1985. 124 p.