sábado, 10 de maio de 2014

Caminhando e Aprendendo

Para aprenderem, na prática, vários conceitos que tem estudado, as crianças fizeram uma visita a um parque municipal da cidade.

A caminhada faz parte do Projeto que trata das diferentes paisagens (natural, urbana e rural) e identificar as intervenções dos seres humanos na paisagem natural. Vou fazer um recorte no conteúdo de matemática (1) que foi trabalhado durante a caminhada.

Antes de sair, as crianças se sentaram na rodinha e ajudaram a contar o número de pessoas que participariam da excursão. Também foi combinado com elas que iríamos a pé para o parque e que três pessoas as acompanhariam: uma iria no início da fila, outra no meio e outra no final da fila.

Durante o trajeto, as crianças caminharam em duplas, contaram o número de quarteirões que tinham andado e que faltavam para chegar ao parque.

Quando entraram no parque, passaram por uma ponte e exploraram o espaço natural que havia lá, comentando semelhanças e diferenças entre o espaço urbano e o parque (por exemplo, uma diferença é que a vegetação é natural; uma semelhança é que o homem pode construir coisas no espaço natural também (como a ponte, por exemplo).

Depois, as crianças lancharam e foram para a beira de um riacho. Lá, puderam comparar as características de plantas e pedras, por exemplo. Conseguiram, também, perceber o todo (o parque) e suas partes (árvores, grama, partes construídas pelo homem, riacho, pedras, gravetos, etc.).

Na saída, havia várias esculturas de metal com formatos diversos. As crianças reconheceram nelas formas diversas: curvas, retas, triângulos, quadrados, etc.

______
(1) Na verdade, a interdisciplinaridade evita justamente segmentar o conhecimento, encontrando interseções entre os diversos saberes, promovendo o diálogo entre as áreas do conhecimento. Desta forma, este recorte é apenas didático, no contexto não é o objetivo maior o aprendizado de uma ou de outra disciplina.