sábado, 10 de maio de 2014

Culinária Portuguesa (com certeza)



Uma das alunas da escola é portuguesa e a avó veio ao Brasil visitá-los. Durante a visita, a criança levou uns biscoitos para a turma. As professoras convidaram, então, a avó para fazer a receita na escola, convite este que foi aceito.

RECEITA

300 gramas de farinha de trigo
300 gramas de açúcar
250 gramas de manteiga
1 colher de sopa de fermento
2 ovos

PREPARO

Misturar o açúcar e a manteiga. Adicionar os ovos e mexer.
Misturar o fermento na farinha de trigo e ir colocando aos poucos até ficar no ponto de enrolar.

No dia da tarefa, foi feito o seguinte:

1. No início da aula, na rodinha, as professoras colocaram todos os ingredientes no chão: um saco de farinha, um saco de açúcar, um pote de manteiga, um pote de fermento e meia dúzia de ovos.

2.  Em seguida, as professoras perguntaram quem conhecia aqueles produtos. As crianças foram falando os nomes. Neste momento, foi dito para elas que seria feita uma receita pela avó de uma das crianças.

3. Depois, as crianças foram convidadas a ver a quantidade de produto escrita nas embalagens: 1 kg (farinha de trigo), 500 g (manteiga) e 250 g (fermento em pó).

4. As crianças então pegaram o pacote de 1 Kg de farinha em uma mão e o pote de manteiga de 500 g em outra mão, para ver o que era mais pesado. Isso foi feito individualmente, com os produtos passando por todas as crianças na rodinha.

5. Depois, as crianças foram convidadas a comentar o que poderia significar Kg e g. Qual seria a diferença? Quantos 500 gramas caberia em 1 Kg? Ao final, as crianças compreenderam que o saco de 1 Kg era duas vezes mais pesado do que o pote de manteiga de 500 g.

6. Quanto aos ovos, as crianças perceberam que havia metade do pente apenas de ovos. Então, se apropriaram dos termos "uma dúzia" e "meia dúzia".

7. Ao dividir a turma, a professora perguntou: como a gente vai dividir 26 em três grupos diferentes? E as crianças foram contando, pensando e responderam: um grupo de 8 e dois grupos de 9 pessoas.

8. As crianças foram, de grupo em grupo, para a Cozinha Pedagógica. Lá, lidaram com as quantidades e ajudaram a fazer a receita. Isso foi feito três vezes, porque eram três grupos.

9. A avó da criança dividiu a farinha e o açúcar em três porções iguais, pegou dois ovos e marcou no pote a manteiga, dividindo-a em três partes iguais.

10. Todas as etapas foram descritas oralmente e as crianças ajudavam a fazer a massa. Por exemplo: "agora vamos colocar a farinha" e uma criança ajudava; "agora, a manteiga" e outra criança ajudava. Na hora de misturar, todo mundo ajudava, misturava um pouquinho.

11. As crianças perceberam por si mesmas que a consistência do açúcar e da manteiga separados era diferente da consistência destes alimentos quando misturados.

12. Foram adicionados os ovos e as crianças ajudaram novamente.

13. Um terço do saco de farinha foi misturado a 1 colher de fermento em pó pelas crianças e depois a farinha foi sendo colocada aos poucos e misturada à massa. A cada porção de farinha colocada, uma criança mexia a massa.

14. Depois de pronta a massa, as crianças receberam a bacia com a massa pronta, um pratinho com farinha, e elas mesmas fizeram as bolinhas e colocaram na forma, que não precisou ser untada.

15. A avó explicou que em Portugal é mais frio do que no Brasil e que, por isso, lá a massa crua ficava mais durinha e aqui, mais molinha.

16. Depois de prontos os biscoitos, colocamos para assar. Esta etapa foi realizada por adultos porque as crianças poderiam se queimar no forno. Mas as crianças viram como se coloca o tabuleiro no forno.

17. Enquanto os biscoitos assavam, as crianças foram fazer o registro. Na sala de aula, se sentaram em grupos e descreveram as quatro etapas principais da receita: colocar os ingredientes, misturar, enrolar e assar.

18. Quando os bolinhos ficaram prontos, foram servidos na sala de aula e ficaram à disposição da turma para comê-los até o final do dia.