sexta-feira, 4 de julho de 2014

Colônia de Férias


Durante o recesso da Copa 2014 e o recesso escolar, houve a oferta de Colônia de Férias na escola.

A Colônia funcionou de segunda a sexta, das 13:30 às 18:00 h., exceto nos dias de jogo do Brasil e jogos realizados em Belo Horizonte.

Houve várias atividades planejadas com muito carinho pelos professores como confecção de moldura feita com palitos de picolé, aviões feitos com pregadores de roupa e enfeite de cupcake. Além de divertidas, estas atividades auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora fina (movimentos mais precisos), da criatividade e no entrosamento entre as crianças.


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FIGURA 1: (a) Aviõezinhos feitos com pregadores de roupas e palitos de picolé; (b) Enfeite de cupcake com granulado verde e amarelo, para comemorar a Copa 2014; (c) Cachorrinhos feitos com papel colorido, desenhados e recortados pelas crianças com ajuda de adultos sempre que necessário.
FONTE: Grupo da Escola Lance Livre no Facebook, no link https://www.facebook.com/groups/523056711062725/?fref=ts



Devido ao evento, o motivo das brincadeiras e atividades era a Copa 2014, por isso as cores verde e amarelo foram bastante usadas.

Além disso, as crianças brincavam no tanque de areia, na quadra de futebol e em um pula pula alugado durante o período. Houve "Cinema com Pipoca" e outras brincadeiras e atividades com as crianças.

No tanque de areia é comum serem observados os jogos simbólicos, nos quais as crianças representam sua realidade através da brincadeira (casinha, pegar trem, dirigir carro, fazer comida, ir para o trabalho, etc.). Segundo Vigotsky (1998) é a partir da exposição aos estímulos do meio que a criança se desenvolve. Sendo assim, o jogo simbólico é parte importante no desenvolvimento infantil. Piaget (1990) também destaca a importância do jogo simbólico para o desenvolvimento infantil, considerando-o uma das fases sucessivas das classes de jogos, onde há reprodução e prolongação do real (p. 148; 170).

Os jogos de regra, como o futebol, também auxiliam no desenvolvimento da criança e são, segundo Piaget (1990, p. 184) um tipo de combinação sensório-motor com a competição entre os indivíduos. Para o autor, os jogos de regras são os únicos que subsistem na fase adulta (p. 187). Por isso, é possível ver crianças maiores mais interessadas em jogos de regras do que nos jogos simbólicos. Piaget (1990, p. 187) descreve esta perda de interesse no jogo simbólico e a permanência do interesse nos jogos de regras como o avanço do processo de socialização das crianças. De fato, o autor descreve como fase do desenvolvimento, nesta faixa etária (dos 7 aos 12 anos), o Estágio Operatório Concreto, no qual as crianças começam a trabalhar mais em grupo, a desenvolver a empatia e a cooperar mais com os outros (WIKIPEDIA, s/d).

No caso do pula pula, foram tomados os seguintes cuidados:

1. Número máximo de 3 crianças pequenas ou  2 crianças maiores por vez;

2. Cuidado com as molas laterais (certificar-se de que estão cobertas pela lona azul e que as crianças não pulam próximas das extremidades);

3. Não deixar nenhuma criança passar por baixo do pula pula enquanto outras crianças pulam para não correr o risco de bater na cabeça de quem passa por baixo.

4. Não virar cambalhota no pula pula por causa do perigo de quebrar o pescoço ou outra parte da coluna. 


5. Manter as crianças sempre supervisionadas, nunca sozinhas no brinquedo.


Geralmente, esta era a rotina do dia:

13:30 – 14:00 h – recepção das crianças no pátio do Infantil e brincadeiras livres na areia e no espaço.

14:00 – 15:00h – futebol e pula pula

15:00 – 15:30 – lanche coletivo

15:30 – 16:30h – vídeo com pipoca; narração de história; artesanato; pintura; etc.

16:30 – 17:00h – brincadeiras livres no pátio grande ou no tanque de areia

17:00 – 17:30 – roda de frutas

17:30 – 17:50 h – brincadeira com massinha, desenho livre ou pula pula
17:50 - 18:00 h - arrumar para ir embora (lavar as mãos, colocar sapatinhos e agasalho).



REFERÊNCIAS

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC — Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 1990. 370 p.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191 p. 

WIKIPEDIA. Teoria cognitiva. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_cognitiva>. Acesso em 05 jul. 2014.