segunda-feira, 2 de março de 2015

Fichamento de citação - Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor - Iris Barbosa Goulart

GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 2 ed. Petrólolis: Vozes, 1984.123 p.

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As chaves principais do desenvolvimento mental da criança são:
a) a própria  ação do sujeito.
b) O modo pelo qual isto se converte num processo de construção interna, isto é, de formação dentro de sua mente de uma estrutura em contínua expansão, que corresponde ao mundo exterior. p. 11

Piaget denomina assimilação ao processo de absorção do que é oferecido pelo mundo que nos rodeia e organização de experiências em torno das atividades que as produzem. [...] A acomodação é  processo mediante o qual nosso organismo se modifica, no sentido de adaptar-se às novas experiências que surgem: a modificação depende, fundamentalmente, do tipo de experiência adquirida. p. 12

Teorias da aprendizagem têm explicado, diferentemente, como se aprende. Algumas delas reservam ao ambiente o papel principal na aprendizagem — a criança é um quadro em branco, no qual o professor escreve o que pretende; ela é totalmente moldável pelo meio. Conforme essas teorias, o meio é ativo e a criança é passiva. Há outras teorias que, inversamente, descrevem a criança como ativa e o meio como passivo. Para essas, é necessário descobrir a natureza e as necessidades da criança antes de educá-la; o crescimento deve ser entendido como um desabrochar de dentro para fora e à escola cabe oferecer a estimulação adequada à fase do desenvolvimento em que se encontra a criança. Teorias do terceiro tipo reconhecem a integração dos papéis do meio e da criança, considerados elementos ativos no processo de aprendizagem e de desenvolvimento. A teoria psicogenética de Piaget que segue esse terceiro modelo, explica como a criança desenvolve operações lógicas de classificação, seriação, multiplicação lógica, compensação, razão-proporção, probabilidade e indução de leis e como se formam seus conceitos de espaço, tempo e velocidade. É evidente, pois, a significação dessa teoria para o professor. p. 16

A prontidão é todo um conjunto de condições fisiológicas (maturação), psicológicas e sociais que tornam possível uma determinada aprendizagem. Pode-se estar pronto para aprender uma coisa e não outra. Pode-se estar pronto para aprender de determinada forma, mediante o emprego de certo método e não de outro. p. 17