sexta-feira, 4 de julho de 2014

Cozinha Pedagógica


Além de trabalhar conteúdos como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, aulas que incluem alimentos e receitas contribuem para que as crianças aprendam a cozinhar e destacam a importância da alimentação saudável. Além disso, as crianças aprendem também as criar e manter as condições de higiene necessárias em locais de manipulação de alimentos.

Se houver uma abordagem adequada do tema "alimentação", certamente crianças e adolescentes vão incorporar, além dos conteúdos, bons hábitos alimentares. Para tanto, a Cozinha Pedagógica é imprescindível e precisa estar sempre limpa e organizada para ser utilizada pela comunidade escolar.

A escola tem uma Cozinha Pedagógica ampla, muito bem iluminada e ventilada. Há um fogão a gás, uma geladeira, armários para guardar os utensílios, duas mesas com cerca de 2 metros de comprimento e banquinhos para as crianças se sentarem.

Neste espaço várias atividades são realizadas: professores ensinam receitas para as crianças; familiares preparam receitas "de família"; oficinas de culinária; festas de aniversário e confraternização; preparo de lanches para outras atividades como "Cinema com Pipoca" ou de alimentos para aulas de idiomas, etc.

Com o uso constante do espaço por alunos e professores de todos os segmentos, durante o recesso escolar é necessário arrumar a Cozinha Pedagógica.

Esta organização foi feita no dia 03 de julho, na parte da tarde. Foram verificados os mantimentos (farinha de trigo, milho para pipoca, sal, óleo, doces, etc.). Um pacote de farinha de trigo estava estragado e foi descartado. Os demais estavam fechados e foram mantidos. Todos os alimentos estavam guardados em sacos abertos que foram fechados com amarrilho.

Todos os utensílios foram limpos e os que estavam mais sujos foram lavados e areados.

A prioridade de acesso foi para os utensílios mais utilizados como talheres, pratos e copos, que ficaram nas prateleiras superiores. Vasilhas grandes e utensílios pouco usados foram colocados na última prateleira. No outro armário, utensílios de madeira foram guardados na prateleira de cima, e as panelas, formas e tampas, nas prateleiras do meio. Embaixo ficaram uma sanduicheira e duas batedeiras.





 (a)


 
(b)

FIGURA 1: (a) Armário com mantimentos, talheres de metal, pratos e vasilhas maiores. (b) Armário com utensílios de madeira, formas, panelas e tampas.




REFERÊNCIAS CONSULTADAS



A VENCEDORA DO PRÊMIO VICTOR CIVITA, JORNAL 10 OUT. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uFFPpVSAIyM>.  Acesso em 04 jul 2014.

BELO, Alessandra. Culinária portuguesa (com certeza). Disponível em: <http://alessandrabelopedagogiaufmgtcc.blogspot.com.br/2014/05/culinaria-portuguesa-com-certeza.html>.  Acesso em 04 jul. 2014.

CÉU DA BOCA COZINHA PEDAGÓGICA. Disponível em: <https://www.facebook.com/CeuDaBocaCozinhaPedagogica>. Acesso em 04 jul. 2014.

COZINHA PEDAGÓGICA EM SUA ESCOLA. Entrevista com a gastrônoma Dulce Cristina. Disponível em: <http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/96/cozinha-pedagogica-em-sua-escola-bem-mais-produtivo-que-256323-1.asp>. Acesso em 04 jul 2014.