segunda-feira, 28 de julho de 2014

Volta às Aulas - Brincadeiras na Educação Matemática


Depois de duas semanas de volta às aulas, a rotina já está restabelecida na escola.

Às 13:40 as crianças subiram e fizeram a rodinha. Depois, foram para o Projeto de Matemática.

No Projeto, todas as crianças do 1º Ciclo (6, 7, e 8 anos) são reunidas e redivididas em cinco grupos.

Na sala do Fundamental I ficaram dois grupos porque um deles é bem pequenininho: conta, atualmente, com 6 crianças. Este grupo brincou de bola de gude em pentes de ovos com cada buraquinho colorido com uma cor diferente. Cada cor valia um número de pontos: vermelho 1 ponto; azul 2 pontos; verde 3 pontos, amarelo 4 pontos e preto 5 pontos. Cada criança recebeu 5 bolinhas de gude e jogou em direção ao pente de ovos. Cada bolinha que caia em um buraco valia pontos de acordo com a cor. Depois de jogar as 5 bolinhas, a criança começava a recolhê-las e a somar os pontos.




Neste grupo é possível observar que há crianças que ainda não conseguem somar ou que não conservam o número. Estas crianças não sabem quanto é 2+2 ou 3+3 ou 3+5. E, quando vão usar os dedinhos para contar, sempre começam do 1. Por exemplo, 3+3 = 1, 2, 3, 4, 5, 6. Quando a criança já conserva o número, ela conta 3, 4, 5. Há dois casos crianças com preguiça intelectual: as crianças se recusam a fazer a atividade direitinho, ficam com preguiça de pensar, de raciocinar. Sobre a escrita dos números, algumas ainda escrevem espelhado mas é só mostrar como é que elas dão conta de copiar.

O outro grupo jogou bingo e as crianças comemoraram bastante os resultados.

Depois do Projeto de Matemática, as crianças lancharam e foram para o recreio.

Ao retornarem, corrigiram o Para Casa enviado na sexta-feira e receberam o de segunda. O Para Casa era sobre o livro "Chapeuzinho Amarelo" de Chico Buarque e ilustrado por Ziraldo, contendo o texto original e questões de interpretação de texto e de desenho.

As crianças gostaram muito da história e conversaram sobre seus medos. A história também é muito propícia para que as crianças pensem na linguagem, uma vez que troca as sílabas: lobo, bolo, tubarão, barãotu, monstro, tromons, etc. Ao fazerem esta troca, estão percebendo uma unidade maior do que a letra que forma palavras, que e a sílaba.

A próxima atividade foi fazer palavras cruzadas em revistinhas Picolé.

O dia terminou com a aula de Ed. Física.

Durante a aula de Matemática, a professora regente passou, para a auxiliar pedagógica, as atividades que serão realizadas na quinta e na sexta-feira porque ela estará ausente e será substituída por outra pessoa.

Quinta-feira
1. Correção do Para Casa
2. Atividades de Língua Portuguesa: Crianças silábicas: "Fácil, Fácil"; "De Olho nas Palavras"; "Jogando Dado"; "Ditado Colorido". Crianças alfabéticas: "Desafio" (não grampear); "Troque o Desenho pela Palavra"
3. Recreio
4. Narração de História
5. Desenho livre
6. Ed. Física


Sexta-feira
1. Atividades de Língua Portuguesa (mesmo esquema de quinta-feira) até 14:30h.
2. 14:00 às 15:15h - Tanque de Areia
Se a areia estiver molhada deve-se dar desenho livre e pode deixar brincar dentro da sala com os brinquedos (Dia do Brinquedo).
3. Recreio
4. Narração de História
5. Registro da História com desenho e com palavras no caderno de desenho.
6. Entrega do Para Casa.

Para a próxima segunda-feira, o planejamento do Projeto de Matemática será:

1º. Batalha com o grupo
2º Dupla com um aluno para jogar as bolinhas de gude no pente de ovos
3º Rouba Monte com o grupo e solicitar anotações no caderno (registro).
4º Enquanto joga Rouba Monte com o grupo, a terceira criança separa os bichinhos em quatro agrupamentos.